A jaca, também conhecida como jaqueira, é uma espécie de árvore da família das figueiras, amoreiras e frutas-pão (Moraceae). Sua origem está no Sudeste asiático. A jaca cresce em planícies tropicais e litorâneas, e é amplamente cultivada em regiões tropicais do mundo, incluindo África e Américas do Sul e Central.
A jaqueira é uma árvore de grande porte, possuindo uma copa densa. Pode facilmente chegar a 25 metros de altura. Os troncos possuem diâmetros de 30 a 60 centímetros. Sua casca é áspera e solta uma seiva leitosa. As folhas são lisas e brilhantes. Possuem um formato oval, com cor verde-escura, tendo 12 a 20 centímetros de comprimento. A consistência é coriácea. O fruto da jaqueira é o maior de todas as árvores, atingindo até 55 kg de peso, 90 centímetros (45 cm de comprimento e 50 centímetros (20 in) de diâmetro. Uma jaqueira adulta produz cerca de duzentos frutos por ano, com árvores mais velhas produzindo até quinhentos frutos por ano. É uma fruta múltipla composta de centenas a milhares de flores individuais, e as pétalas carnudas da fruta verde são consumidas. A fruta madura é doce (dependendo da variedade) e é comumente usada em sobremesas. A jaca verde enlatada tem sabor suave e textura carnuda, sendo chamada de “carne vegetal”. É comumente usada na culinária do sul e sudeste asiático.[(Fonte: Wikipedia)
As flores da jaqueira, tanto masculinas como femininas, são formadas separadamente em inflorescências (conjunto de flores fundidas). Os frutos são originados das flores femininas. As flores são pequenas, assentadas sobre uma ráquis carnuda. Os frutos amadurecem na estação chuvosa (verão, no Sul do Brasil).
Por sementes, de árvores jovens e vigorosas. Deve ser plantada no início da estação chuvosa.
Principalmente aves frugívoras, como sanhaços e periquitos, entre outras.
Sudeste asiático, tendo origem na Índia.